Mensagem
do presidente
Nós da International Paper temos a missão de melhorar a vida das pessoas, o planeta e nossa performance, transformando recursos renováveis em produtos dos quais as pessoas dependem diariamente.

No último ano, desenvolvemos o Novo Jeito IP, que se sustenta em cinco pilares: Performance, Pessoas, Planeta, Produtos e Florestas. Essa é a nossa estratégia para seguir nossa visão de estar entre as empresas mais bem-sucedidas, sustentáveis e responsáveis do mundo.


Sustentando Florestas

Todo o nosso negócio depende da sustentabilidade de nossas florestas. No Brasil, mantemos mais de 960 ha de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) para a preservação de biodiversidade e conservação de matas nativas. Em 2016, criamos a RPPN Paineira, reconhecida em novembro de 2016 pelo estado de São Paulo, com mais de 83 espécies arbóreas e 98 espécies de animais, entre aves e mamíferos.


Investindo em Pessoas

Conduzimos nossas operações com um cuidado absoluto com a segurança de nossos profissionais e prestadores de serviço, que é um valor para nós. A meta de zero acidente é nosso horizonte permanente, e temos um robusto programa de prevenção de acidentes. Em 2016, implantamos a plataforma My Positive, que permite a inserção de observações de segurança por todos os profissionais da IP e controle das ocorrências para medidas preventivas.

O desenvolvimento das comunidades das regiões onde atuamos também é uma preocupação constante para nós. Por meio de nossas ações sociais, pudemos impactar, no último ano, mais de 28 mil pessoas, realizando 10 projetos em 14 cidades.

Continuaremos a fazer investimentos sustentáveis para proteger e melhorar a vida de nossos profissionais e mobilizar nossas equipes, produtos e recursos para atender necessidades críticas nas comunidades em que eles vivem e trabalham.


MELHORANDO O PLANETA

Nossos esforços de sustentabilidade ficam evidentes desde a essência de nossos produtos, que são renováveis e recicláveis, até a forma como fazemos a gestão responsável de nossos recursos para reduzir nosso impacto ambiental.

Hoje, seguindo nosso compromisso com as Metas para 2020, mais de 90% da energia utilizada por nossas plantas provêm de fontes renováveis, 95% da água que usamos em nosso processo produtivo retorna para a natureza, e reduzimos nossa emissão de gases em aproximadamente 13%, de 2014 a 2016.

Para os próximos anos, continuaremos a solucionar os problemas mais complexos da nossa cadeia de valor, a fim de continuar promovendo a sustentabilidade dos bens naturais em longo prazo.


CRIANDO PRODUTOS INOVADORES

Criamos produtos inovadores, sustentáveis e recicláveis, que auxiliam nossos clientes a alcançar seus objetivos e que impactam a vida das pessoas todos os dias. Como uma companhia de atuação mundial, temos uma estratégia global diferenciada, explorando mercados amplos e investindo em nossos produtos e marcas, que se tornam cada vez mais relevantes para nossos clientes. Para 2017, queremos fortalecer ainda mais nossas marcas e oferecer os melhores produtos, com competitividade de custos e eficiência.


OFERECENDO UMA PERFORMANCE INSPIRADORA

Sabemos que o último ano constituiu um período difícil para o país, mas na IP Brasil encaramos essas dificuldades como uma oportunidade de olhar para o desenvolvimento de nossos talentos e para o aperfeiçoamento de nossos processos. Nossa resposta para lidar com os impactos na demanda comercial e na estrutura de custos é uma gestão eficiente de toda a cadeia produtiva.

Em 2016, conquistamos o recorde de embarque para a América Latina, que cresceu 5%. O desenvolvimento de novos clientes nessa região permitiu o equilíbrio com o cenário mais adverso do Brasil – embora tenhamos aumentado nossa base de clientes em ambas as escalas.

Assim, buscamos estar preparados para atuar não só nesse período, mas também quando a força da economia for retomada. É a partir de nossos valores e conquistas que olhamos para 2017, com a perspectiva de termos uma melhora da situação macroeconômica e de nos aproximarmos ainda mais de nossos clientes e de nosso mercado consumidor.

Temos orgulho de nossa habilidade de nos adaptar às exigências em constante mudança de nossos clientes, em mercados de todo o mundo, enquanto permanecemos fiéis a nossa visão, missão e valores. Fazemos a coisa certa, do jeito certo, pelas razões certas, o tempo todo: esse é O Jeito IP.

img