MENSAGEM DO PRESIDENTE

Nós, da International Paper, temos o compromisso com as pessoas, os clientes e com a excelência operacional. Somos uma empresa global com mais de cem anos de existência, fazemos as coisas certas, do jeito certo, pelas razões certas.

Em 2015, nós trabalhamos para continuar a crescer e desenvolver nossos negócios na International Paper do Brasil, com foco em liderança, resultado e responsabilidade. Embora o último ano tenha sido desafiador, com aspectos macroeconômicos adversos, podemos afirmar que os negócios da IP Brasil alcançaram bons resultados.

Nossa demanda comercial e nossa estrutura de custos foram impactadas de forma significante, mas, mesmo assim, fomos capazes de gerenciar nossas unidades, custos e cadeia de fornecedores com eficiência, conseguindo minimizar a exposição ao cenário da economia brasileira e mantendo as operações da empresa em contínuo funcionamento.

O cenário econômico atual motivou uma redução no consumo geral no Brasil, no entanto, aumentamos a nossa posição de mercado (supply position) em relação ao ano anterior. Assim, produzimos cerca de 1 milhão de toneladas de papel para imprimir e escrever em nossas três unidades, também resultado das vendas da IP nos demais países da América Latina e em mercados emergentes no mundo.

Com tecnologia de ponta e design inovador, aperfeiçoamos o processo de fabricação de papel, utilizando fibras com melhor qualidade, produzindo papéis mais resistentes, mais duráveis, que imprimem melhor. Essas inovações e os elevados padrões de qualidade é o que nos diferencia dos concorrentes.

Pelo terceiro ano consecutivo, nosso negócio de papel para imprimir e escrever permaneceu com melhor desempenho no setor. Seguimos conquistando clientes, perpetuando a marca Chamex no mercado brasileiro, com incremento em fornecimento.

As sólidas relações que fortalecemos com os nossos públicos também foram fundamentais para o desempenho positivo em 2015. Em ambos os negócios de papel para imprimir e escrever e embalagens, o nosso foco no cliente nos permitiu conhecer melhor os clientes e entender suas necessidades específicas. Da mesma forma, buscamos ao longo de nossa trajetória manter uma rede com os melhores fornecedores, com capacidade para crescer conosco e que tenham as mesmas condutas e valores que nós temos.

Dentro de casa, o engajamento e dedicação de nossos profissionais é que o faz a diferença. Temos a preocupação constante em identificar e reter talentos e, para que isso ocorra, contamos com o compromisso da liderança e atividades que reforçam esse empenho diariamente.

No ano de 2015 também inauguramos nosso novo escritório corporativo, centralizando em um único espaço, os dois negócios - papel para imprimir e escrever e embalagens - permitindo concentrar nossas áreas de gestão e propiciar mais agilidade, fortalecimento da cultura, troca de experiências e alinhamento dos nossos valores e princípios de forma mais integrada.

Além disso, a nossa principal preocupação com os nossos profissionais continua sendo reforçar a segurança que, para a IP, representa mais que um compromisso, uma responsabilidade, ou meta e significa um valor fundamental e comum para a empresa. Nossos índices de segurança evoluíram radicalmente graças ao nosso trabalho duro e o engajamento de nossos profissionais.

O Conselho de EHS&S (sigla em inglês para Meio Ambiente, Saúde e Segurança & Sustentabilidade) tem feito um ótimo trabalho em direção às mudanças positivas, com uma equipe que não apenas avalia nossa performance, mas que também propõe desafios ao nosso desempenho e garante que mudanças sejam constantes. Quando se trata de promover uma conduta empresarial sustentável, não nos baseamos nos limites estabelecidos pela lei e estamos em um patamar acima, garantindo as melhores práticas para proteger o meio ambiente e a sociedade.

Navegar pelo cenário político-econômico brasileiro é desafiador, mas estamos preparados com foco em eficiência e gestão com todas as ferramentas, processos e talentos para ultrapassar os obstáculos e alcançar os resultados esperados.

Iniciamos 2016 confiantes da solidez de nosso negócio e das estruturas que o sustentam e agradecemos a todos os clientes, investidores, fornecedores, comunidades com as quais interagimos, parceiros e, especialmente, aos nossos profissionais, que contribuíram para alcançarmos os resultados em 2015, detalhados ao longo deste relatório.

Boa leitura!

Glenn Landau
Presidente da International Paper do Brasil