ÉTICA

A International Paper acredita que o comportamento ético e a integridade pessoal estão no centro da nossa cultura. Estes são os fundamentos éticos que orientam nosso trabalho e nossas vidas todos os dias.

Para alinhar todos os profissionais ao mesmo conceito e orientar suas ações, a fim de manter uma conduta empresarial ética, a IP conta com um Código de Conduta e uma série de políticas internas (Conduta Ética Empresarial, Política de Conflito de Interesse, Política de Prevenção de Assédio e Violência no Trabalho e outras políticas de Compliance). Esses documentos apresentam os conceitos, as regras de comportamento e os procedimentos de controle existentes para coibir práticas de corrupção, fraudes, conluio, comportamentos desrespeitosos entre outras condutas antiéticas, dentro e fora das unidades operacionais e escritórios.

Em 2015, um dos focos de trabalho foi intensificar a estratégia de distribuição do Código de Conduta aos Fornecedores e assegurar que os profissionais da IP compreendam todos os pontos abordados no Código e como eles se relacionam com o seu dia a dia.

Para isso, foi realizado um treinamento com todos os compradores da Companhia com o objetivo de alinhar as ações práticas da rotina de trabalho com as premissas da International Paper. Atualmente, 95% dos fornecedores assinaram o Código de Conduta de Fornecedores, demonstrando que atendem os padrões éticos necessários para atuar com a IP.

Os demais profissionais da Companhia também passaram por um treinamento presencial junto aos líderes para reforçar os conceitos do Código de Conduta, especialmente no quesito de “não retaliação” e reforçar o conceito "walk the talk".

NÃO RETALIAÇÃO

Objetiva proteger contra retaliações os profissionais que relatem ou apresentem de boa fé, preocupações, reclamações, queixas ou denúncias sobre condutas ilícitas ou antiéticas, atendendo às políticas globais da International Paper.

WALK THE TALK

Conceito que orienta a atuação da liderança dando o exemplo, ou seja, não apenas fiscalizando as equipes e pessoas, mas sim inspirando ao agir corretamente nos termos das políticas internas e da legislação em vigor.