JOVENS LÍDERES

YOUNG LEADERS

Realizado desde 2013, o programa busca envolver e capacitar jovens com potencial para posições de liderança. Até o fim de 2015, foram 13 módulos desenvolvidos junto a 34 participantes com foco, no último ano, no módulo de negócios, para promover nos Jovens Líderes uma visão sistêmica da IP a partir da prática de projetos.

No ano, portanto, esses talentos desenvolveram oito projetos nas áreas de Recursos Humanos, Finanças, Comercial, Segurança no Trabalho, Suprimentos, Sustentabilidade, Manufatura e Inovação. Por meio dos projetos foram desenvolvidas seis competências, sempre com conteúdos dinâmicos e uma forte atuação na busca de informações e soluções: Liderança, Coragem gerencial, Aprendendo na prática, Visão de negócios, Resolução de Problemas e Orientação para resultados.

Os projetos foram apresentados ao Lead Team Brasil, todos receberam feedbacks muito positivos e, até o momento, um deles já está em implantação na área de finanças.

PROGRAMA DE TRAINEES

Os trainees da IP passam por um programa de desenvolvimento contínuo, que, em 24 meses, os permite passar por módulos de liderança, autoconhecimento e comunicação, além de reuniões com líderes e a experimentação de diferentes áreas da Companhia (job rotation). Em 2015, foram seis novos trainees contratados que se somaram ao time de 42 jovens que já participavam do programa.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES (IPL1)

Em prática desde 2013, o programa global é conduzido e coordenado pelo Brasil, prevê 10 meses de curso com módulos presenciais e-learning para desenvolver “líderes de primeira linha” e uma avaliação no início e no fim do processo para acompanhar seu desenvolvimento, apoiar suas dificuldades e reforças suas melhores práticas. Nos dois anos de realização já foram 100 líderes certificados no Programa e, em 2015, participaram 62 profissionais de embalagem e 43 de papel em todo o mundo, que estão em processo de certificação.

AO TODO, EM 2015, 5.175 PROFISSIONAIS DAS ÁREAS ADMINISTRATIVAS FORAM REUNIDOS EM 472 TURMAS E RECEBERAM UM TOTAL DE 29.468 HORAS DE TREINAMENTO ENTRE OUTRAS INICIATIVAS DE DESENVOLVIMENTO, CAPACITAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO.