ENGAJAMENTO COMO VALOR

Bienalmente é realizada a pesquisa de engajamento com profissionais da IP no mundo todo, a fim de conhecer sua opinião, por meio de 12 questões, em relação a diversos temas que têm impacto em seu engajamento com o negócio, como a necessidade de equipamentos, liderança, trabalho em equipe e crescimento profissional. Ao responder o questionário, os profissionais avaliam o quanto o ambiente profissional contribui para que se sintam engajados e o quanto os encoraja a contribuir com ideias e dedicação.

A última pesquisa foi realizada em 2014 e, na IP Brasil foi realizada via plataforma online, até mesmo na unidade florestal, resultado do processo de inclusão digital. A pesquisa, que é voluntária, contou com a participação de 98% dos profissionais do negócio de papel, maior do que na pesquisa anterior, que teve adesão de 92%. Com relação ao negócio de Embalagens, o total ficou em 88%, número que superou a média de participação de outras indústrias que também aplicaram pela primeira vez a pesquisa.

O nível de engajamento dos profissionais do negócio de papel foi de 4,06 e os do negócio de embalagens, de 3,46, diferença que reflete o momento de cada operação da IP. Os dados são divulgados com transparência, começando pelos números globais, regionais, passando pelas diretorias e unidades até chegar às equipes, para que sejam realizados a gestão do clima e o engajamento pelos líderes. Os insumos obtidos na pesquisa a tornam uma importante ferramenta, já que apoiam a estruturação de planos de ação e a identificação de pontos de melhorias nas equipes.